quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Wallace Collection, bixo !

Sobre o que agente ta falando mesmo?


Agente tá falando de um compacto de vinil da banda Wallace Collection.
A Wallace Collection é uma banda Belga de Rock Progressivo que surgiu nos anos 60, acabou nos 70 e voltou em 2005, belga sim, mas o disco é ingles. É um rock progressivo muito paz e amor, um questionamento bem ingênuo de mundo. A parte instrumental é formada por: Violino/Violoncello/Contra Baixo/Guitarra e bateria.
Este vinil é muito legal. É um compacto duplo. Compactos eram discos de vinil pequenos, com uma (compacto simples) ou duas (compacto duplo) músicas por lado. Em geral eram oferecidos no mercado antes do lançamento do LP (discão) e alguns ficavam só no compacto mesmo, não atraiam o público e perdia-se pouco investimento.
Os caras tiveram a manha de gravar o disco de estréia no badalado estúdio Abbey Road e diz a lenda que o nome da banda seria outro, mas já existia uma banda com aquele nome e decidiram de última hora mudar o nome para o de um museu, o tal Wallace Collection.

Como e quando o vinil chegou nas minhas mãos?


O disco original foi dado pelo meu tio João para minha mãe em 1969 e eu ouvi muito este disquinho. Ouvi tanto que furou – é, isso acontecia as vezes, então recentemente comprei um em melhores condições no Mercado Livre. Com capinha e tudo, o de minha mãe, não me lembro de ter capa.

Porque o vinil é mais legal que o CD?


Não deve existir CD, mas se existir, quem liga? O meu vinil compacto tem quatro faixas (veja Box abaixo)

Porque eu acho que você deveria tê-lo?


Rock progressivo você já ouviu, com flauta e outros instrumentos, mas com essa formação de naipe de cordas é mais raro e a levada totalmente hippie é o que há.
É trilha sonora pra Kombi !

Além deste...


Não tenho mais nada da Wallace Collection, tentei ouvir outras coisas, mas não despertou tanto interesse como o compacto Daydream.
Talvez seja a ligação com a infância, mas é puro paz e amor bixo !
Tenho outros compactos mais ou menos importantes e talvez conte sobre eles...


Olha só, o vinil completo Daydream pode ser encontrado no Youtube.

Lado A
Daydream.  

E quem vai dizer que foi o Queen que inventou o videoclip? Olha a Wallace Collection em 1969 brincando de fazer um negócio meio Hair. É o grande hit do grupo. Tenho a nítida impressão que Janis Joplin fez parte deste corpo de baile.



Laughin Cavalier 

Um estilo um pouco mais viceral, lembra um toque de caça, algo assim.




LADO B

Fly me to the earth  

Os caras fizeram uma brincadeira com fly me to the moon do Frank Sinatra. Na época da gravação e lançamento deste disco, as Apollos percorriam os céus e os imaginários coletivos. A banda fala de um mundo feito de plastico, fora da Terra. O cavanhaque do vocalista/guitarrista alias parece mesmo de plastico.


Baby I don't mind.    

Uma atitude mais rock n' roll. Bem light. Uma espécie de surf rock progressivo belga.





Para saber mais: 

Site oficial do grupo: http://www.wallacecollection.net/
Site do museu que emprestou o nome pro grupo: http://www.wallacecollection.org/
O que tem no Wikipedia sobre eles: http://en.wikipedia.org/wiki/Wallace_Collection_(band)

Mais gente que curte este disco:


Dica do Bin: Vá aos sebos e compre coisas desconhecidas, podem ser raridades.

Nenhum comentário: